As principais conseqüências da falta de limites em crianças e adolescentes são:


- Desinteresse pelos estudos.
- Distúrbios de comportamento em casa e na escola.
- Agressividade física e verbal.
- Descontrole emocional.
- Vandalismo.

» Como evitar isso

Deve-se ensinar  que:

- todos temos direitos e deveres;
- o direito dela termina quando começa o do outro;
- há coisas que ela pode e que não pode fazer;
- ninguém é obrigado a satisfazer as vontades dela.


Além disso, os pais devem:
- estipular horários para os filhos e controlá-los;
- dar o exemplo, sempre.

 

10 Mandamentos para deseducar o seu filho

 

1. Dê ao seu filho tudo o que ele queira.

2. Não lhe dê nenhuma educação espiritual.

3. Não aponte os erros que ele comete.

4. Junte tudo o que ele deixa espalhado pelo chão: Livros,cadernos,roupas,brinquedos.

5. Deixe que ele leia toda tipo de informação que lhe caia nas mãos.

6. Bata e discuta na sua presença.

7. Dê-lhe quanto dinheiro pedir , principalmente notas altas.

8. Satisfaça todos os caprichos em matéria de bebidas, comidas e conforto.

9. Tome sempre partido de seu filho em conflitos com o polícia, professores, vizinhos e outras crianças.

10. Quando seu filho se envolver numa zaragata mais séria, justifique suas atitudes com essas palavras: “Essa criança sempre foi impossível, ele é assim mesmo”.

Portal dos Pais

Atendimento/Pais

 

Ensino Fundamental - Toda  2ª feira -

Ensino Médio   - Toda 2ª feira -

 

   **************************************    

OBS.: Caso necessite falar com o professor da classe, os Coordenadores farão o agendamento.

 

**************************************

 

NÃO É PERMITIDO AO PROFESSOR ATENDER PAIS DURANTE O PERÍODO EM QUE ESTÃO MINISTRANDO AULAS.

 

          **********************************   

  • Os alunos que  não possuem o RG. (Cédula de Identidade), os pais deverão providênciar o mais rápido possível, lembrando que o número será o mesmo do RA. (Registro do Aluno). Caso não tenha o número, solicitar na Secretaria da Escola.

  • Entregar xerox do R.G. na Secretaria da Escola.

*************************************

ALUNOS – DEVERES



1.    Os alunos deverão entrar exclusivamente pelo portão que dá acesso ao pátio;
2.    Os alunos deverão obedecer os horários estabelecidos para a entrada e saída dos períodos, manhã – 07h00 às 12h20 e tarde – 13h00 às 18h20. NÃO HAVERÁ TOLERÂNCIA DE ATRASO ( salvo os casos em que os alunos deverão vir acompanhados pelos pais/responsáveis e justificar o atraso como por exemplo: atestados médicos, atestado de dentista, etc.);
3.    O aluno deverá aguardar o professor dentro da sala de aula, na troca de aula não é permitido ao aluno, circularem pelos corredores, outros ambientes da escola, ir ao banheiro, tomar água, ir à Secretaria ou falar com a Equipe Gestora;
4.    É expressamente proibido a permanência de alunos nas salas de aula ou em outros locais, fazendo lições, trabalhos, copiar lições da lousa, etc., durante o intervalo e nem permanecer na escola fora do seu horário;
5.    Ensaios somente com a presença do professor e com autorização da Equipe Gestora;
6.    É proibido à entrada de alunos na sala dos professores (somente se necessário com a presença do professor);
7.    Materiais como: papeis em geral, fitas, cola, tesoura, etc., somente os professores deverão buscar;
8.    Grampeador emprestado, somente na Secretaria da Escola;
9.    Alunos para ir à Secretaria ou falar com a Equipe Gestora, deverão antes falar com o Inspetor de Alunos, para que este encaminhe-os se realmente for necessário;
10.     No  término de cada período, os  alunos deverão colaborem com a  limpeza jogando os                                                                                                                  os papeis da sala de aula, no cesto de lixo;
11.    O aluno só será dispensado das aulas, se devidamente acompanhados pelos pais ou responsáveis;
12.    O aluno só poderá ir ao banheiro com autorização do professor e um de    cada vez;
13.    Todos os alunos deverão estar uniformizados;
14.      Objetos Perdidos – A escola não se responsabiliza pela perda/roubo
Cada aluno é responsável pelo seu material.Todos os objetos perdidos e/ou esquecidos na Escola devem ser encaminhados e procurados na Secretaria. Recomenda-se que o aluno não traga para as dependências da escola materiais alheios ao processo ensino-aprendizagem e/ou de alto valor aquisitivo, tais como: celular, relógio, rádio, máquina fotográfica, dinheiro etc.
A utilização de  celulares são proibidos por ( Lei nº 12.730 de 11 de outubro de 2007). Portar e fazer uso de celular nas dependências da Escola;
Procurem evitar de vir para escola com bonés e tênis de marca.
15.    É expressamente proibida festas em sala de aula, seja para que fim for, não adianta insistir;
16.    Conservação dos banheiros, salas de aula, corredores, mesas da biblioteca, pátios e móveis em geral, são de uso comunitário. Todos são responsáveis pela sua conservação e serão responsabilizados pelos danos ocorridos. A carteira escolar é de uso individual. O aluno é responsável pela sua conservação, assim como será responsabilizado pelos danos ocorridos.  No caso de danos à carteira (com corretivo "errorex" ou chicletes, etc), o aluno será convidado a fazer a limpeza da mesma.
17.     Tarefas de casa, o aluno, diariamente, terá tarefas de casa como continuação dos  conteúdo desenvolvidos em sala de aula. A tarefa de casa será cobrada sistematicamente pelo professor. Caso não tenha sido cumprida, os pais/responsáveis serão comunicados.
18.     A  Escola   dispõe   de  telefone   público, poderá ser utilizado fora do horário de aulas;  
19.    O aluno deverá comparecer diariamente às aulas. Se o aluno   faltar excessivamente sem justificativa, os pais serão comunicados. Caso providências não sejam tomadas, a Escola se sentirá no direito de avisar o “Conselho Tutelar”.
20.    A inobservância das normas estipuladas nos itens anteriores, sujeita à todos pena de repreensão, aplicada pela Equipe Gestora.
AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA QUADRA:  
1.    Saída dos alunos da sala de aula,  somente acompanhados do professor e  diretamente para a quadra;
2.    Os alunos deverão ficar somente dentro da quadra sob responsabilidade do professor;
3.    Cinco (5) minutos antes do término da aula, permitir aos alunos que vão ao banheiro, tomar água e trocar de roupa. Para quando bater o sinal para troca de aula, eles já se encaminham para a sala acompanhados pelo professor;

Equipe Gestora

Manual de Convivência Escolar
Prezado Aluno/Pais e /ou Responsáveis,

Por intermédio deste manual, que poderá ser consultado sempre que necessário, vocês terão acesso a informações sobre a estrutura e funcionamento do código e procedimentos referentes a vida escolar.
Esperamos que com regras e informações claras, vocês possam se organizar para cumprir de maneira satisfatória seus compromissos.
1 - Entrada de alunos:
- Para a primeira aula do período da manhã não será permitido ao aluno entrar  após às 7h00min, salvo os casos justificáveis (analisados pela Coordenação),  devendo aguardar no pátio o início da aula seguinte. O mesmo ocorrerá na primeira aula do período da tarde após às 13h00min;
- Respeitar o mapeamento, feito pelo Coordenador e ou, outras mudanças a critério do professor durante sua aula;
- O aluno(a), uma vez no recinto de espera, não poderá sair. O funcionário que estiver na portaria tem o dever de zelar pelo cumprimento dessa norma, negando o pedido de alunos e/ou impedindo a sua saída.
2 - Saída de alunos:
O aluno deve permanecer na  escola durante todo o período das aulas. Solicitamos aos pais que organizem os horários de seus filhos, como médico, dentista, etc, fora dos horários de aulas.
Caso o aluno tenha necessidade de se ausentar da escola antes do horário previsto para o encerramento das atividades, poderá fazê-lo com a presença dos pais/responsáveis. Os pais/responsáveis deverão dirigir-se à Secretaria para assinarem o livro de saída de alunos.
3 - Dispensa da aula de Educação Física
Todos os pedidos de dispensa, deverão ser apresentados pelos pais/responsáveis o Laudo Médico que comprove a necessidade da dispensa.
4 - Movimentação de Alunos durante as aulas
A movimentação das turmas durante as aulas, nas entradas e saídas para intervalo, deve ser feita de forma tranqüila, respeitosa, sem correria, para não prejudicar o andamento das atividades das demais.
O sinal, no intervalo das aulas, é para troca de professores. O aluno deverá permanecer em sala, no devido lugar, preparando-se para a próxima aula.
5 - Objetos Perdidos
Todos os objetos perdidos e/ou esquecidos na Escola devem ser encaminhados e procurados na Secretaria. Recomenda-se que o(a) aluno(a) não traga para as dependências da escola materiais alheios ao processo ensino-aprendizagem e/ou de alto valor aquisitivo, tais como: celular, corrente de ouro, relógio, máquina fotográfica, dinheiro etc. A escola não responde pela
A utilização de  celulares são proibidos por ( Lei nº 12.730 de 11 de outubro de 2007). Portar e fazer uso de celular nas dependências da Escola;
Procurem evitar de vir para escola com bonés e tênis de marca.
6 - Excursões – Festas
Nenhuma excursão ou festa envolvendo alunos poderá acontecer sem prévio conhecimento e autorização por escrito da Equipe Gestora e conhecimento dos pais.
7 - Telefone
O telefone público poderá ser utilizado fora do horário de aulas; para qualquer emergência dirija-se  à Secretaria.
8 - Conservação
Os banheiros, salas de aula, corredores, mesas da biblioteca, pátios e móveis em geral, são de uso comunitário. Todos são responsáveis pela sua conservação e serão responsabilizados pelos danos ocorridos. A carteira escolar é de uso individual. O aluno é responsável pela sua conservação, assim como será responsabilizado pelos danos ocorridos.
Obs.: No caso de danos à carteira (com corretivo "errorex" ou chicletes, etc), o aluno será convidado a fazer a limpeza da mesma.
“A Escola é de todos nós... Zele por ela, orgulhe-se dela... Contribua para que ela seja a melhor, a mais bonita, a mais limpa...”
9 - Tarefas de casa
9.1- O aluno, diariamente, terá tarefas de casa como continuação dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula.
9.2- A tarefa de casa será cobrada sistematicamente pelo professor. Caso não tenha sido cumprida, os pais/responsáveis serão comunicados.
9.3 - Ao completar a 3ª tarefa não cumprida, no bimestre, a família será solicitada a comparecer à escola.

"O aluno que faz suas tarefas participa mais, vibra mais, questiona mais e conseqüentemente, conquista sua independência, seus direitos, sua liberdade..."
10 - Calendário Escolar
O calendário escolar contém as principais atividades previstas para o ano em curso. É dever de todos zelar pelo seu cumprimento, respeitando as datas, horários e prazos estipulados.
11 - Doença
11.1 - Quando o aluno precisar faltar às aulas por motivo de doença, o aluno no dia seguinte deverá apresentar o atestado aos professores que deverão assinar no verso, feito isso, o aluno deverá entregar na Secretaria.
11.2 – Quando o aluno precisar faltar às aulas por vários dias por motivo de doença, os pais/responsáveis deverão trazer o atestado, notificando à Coordenação para que este avise os professores. Se possível acompanhar junto aos colegas da sala sobre às matérias dadas nas aulas, e posteriormente o aluno faça-as em casa para não ficar atrasado.     
11.3 - Caso o aluno apresente qualquer problema de saúde durante as aulas, a Escola entrará em contato com a família.
12 – Realização de Provas/Avaliações
 Constitui direito do aluno realizar avaliações em outros dias, nos casos previstos abaixo:
a) por razões de luto, no prazo previsto em lei;
b) quando afastado das atividades escolares por recomendação médica e atestado;
c) quando doente ou com impedimento de locomoção física;

13 - Procedimentos
a) Quando o aluno perder provas/avaliações oficias, os pais ou responsáveis deverão se dirigir à Coordenação, no prazo de quarenta e oito (48) horas para solicitar  um outro dia para realização das mesmas e justificar sua ausência.
b) A Coordenação Pedagógica marcará  juntamente com o professor data e horário da realização das provas  e o aluno será informado.


DIREITOS E DEVERES DO ALUNO
A escola é um espaço em que se exerce a cidadania e, por isso é importante que todos conheçam os seus direitos e deveres fundamentais enquanto pessoas a fim de que possamos criar entre nós um ambiente saudável e de respeito mútuo. Só assim construiremos, de fato, a verdadeira comunidade.
"Tolerar que aluno viva sem disciplina, deixá-lo que cresça com seus defeitos e permitir-lhe que faça o que lhe apraz não é amá-lo nem respeitá-lo." (Marcelino Champagnat)

Direitos do Aluno:
- fazer perguntas que julgar convenientes para seu melhor esclarecimento, com educação e sem atrapalhar a aula;
- ser ouvido em suas reivindicações e sugestões por quem de direito e, se for problema da classe, que haja consenso;
- utilizar-se da Biblioteca e Laboratórios de Informática com acesso a Internet obedecidas as normas estabelecidas para este fim; - utilizar-se, sempre que possível, as instalações e dependências da Escola, na forma e nos horários para isso reservados; - requerer transferência, quando de maior idade ou através do responsável, quando menor, apresentando a declaração de vaga da outra escola.
- ser respeitado, sem discriminação de credo religioso, de convicção política, de raça e de cor;
- ser orientado em suas dificuldades;
- ser ouvido em suas queixas ou reclamações;
- receber seus trabalhos e tarefas corrigidos e avaliados;

Deveres do Aluno:
a) comparecer pontualmente às aulas, provas e outras atividades preparadas e programadas;
b) executar as tarefas designadas pela equipe gestora e pelos professores;
c) tratar com respeito professores, funcionários e colegas;
d) manter seu material escolar em ordem, de modo a poder utilizá-lo quando necessário;
e) justificar sua ausência quando solicitado;
f) apresentar-se com asseio e devidamente uniformizado;
g) usar de honestidade na execução de provas e outras atividades escolares;
h) participar com interesse de todos os trabalhos, solenidades e eventos escolares;
i) indenizar pelo prejuízo, quando causar danos materiais ao estabelecimento ou a objetos de propriedade de colegas, funcionários ou professores;
j) permanecer no recinto escolar e dele não se ausentar antes do término da última aula ou trabalho,sem autorização da Secretaria;
l) atender à convocação da equipe gestora e dos professores;
m) colaborar na conservação do prédio, mobiliário escolar e todo material de uso coletivo, bem como manter a limpeza em todas as dependências da escola;
n) Aguardar o professor em sala. Não sair para os corredores nas trocas de professores;
o) Trazer o material escolar necessário às aulas, evitando assim pedir emprestado o material de outro aluno;
p) Fazer chegar às mãos dos pais ou responsáveis as circulares, comunicados e informativos encaminhados pela Escola;
q) Fazer diariamente as tarefas escolares.



CÓDIGO DE CONDUTA DO ALUNO

A disciplina escolar enquanto conjunto de normas e convivência social deve ajudar a descobrir e cultivar valores da pessoa e da comunidade.
Possibilita o crescimento, o bem estar e o melhor relacionamento entre os membros da comunidade da escola e ajuda no exercício da liberdade responsável.
“Indisciplina é toda ação que vai além do limite do respeito à liberdade do outro. Indisciplina é, fundamentalmente, falta de respeito ao outro, ao patrimônio, às instituições.”
Normas disciplinares
A escola procurará promover o ajustamento dos educandos à sua comunidade, tornando-os cientes de seus direitos e deveres. Na repreensão à indisciplina, a escola adotará sempre o emprego de medidas educativas, procurando levar o educando a conscientização de que responsabilizar-se pela falta cometida já é um passo para evitá-la no futuro. Quando se fizer de todo necessário usar de punição, esta poderá basear-se numa das penalidades seguintes:
- Advertência verbal;
- Advertência por escrito;
- Suspensão por um dia;
- Suspensão por três dias;
Toda medida disciplinar aplicada será registrada e comunicada aos pais ou responsáveis, através de livro oficial da escola, devendo ser devolvida assinada pelos mesmos dentro do prazo estipulado.
Medidas disciplinares
Ao aluno cujo comportamento não for condizente com o código de conduta, serão aplicadas as seguintes medidas:
- Advertência verbal, sigilosa e individual quando o aluno:
a) Chegar atrasado na sala de aula;
b) O professor reclamar que não está participando das aulas;
c) Não está fazendo as tarefas;
d) Conservar-se nas salas e nos corredores durante o intervalo;
e) Não portar o material didático;
f) Não cumprir os deveres do aluno aqui citados;
g) Será encaminhado através de ofício para o Conselho Tutelar.

Advertência escrita, quando o aluno:
a) Apresentar atitude de indisciplina que perturbe o bom andamento da aula e atividades;
b) Comparecer, pela terceira vez, indevidamente uniformizado;
c) Realizar tarefas de outras disciplinas ou ocupar-se de outras atividades durante as aulas;
d) Desrespeitar os colegas;
e) Desrespeitar professores e funcionários;
f) Apresentar atitude de indisciplina não mencionada acima;
g) Escrever, rabiscar ou desenhar nas paredes, no assoalho ou em móvel e parte do edifício escolar;
h) Portar qualquer aparelho sonoro em sala de aula (walkman, diskman, rádio, telefone celular, pager, etc.);
i) Receber a terceira advertência verbal;
j) “Matar” aula;
h) Será encaminhado através de ofício para o Conselho Tutelar.
Suspensão, quando o aluno:
a) Receber a terceira advertência escrita;
b) Desacatar e desrespeitar professores, funcionários e alunos;
c) Participar de brigas, algazarras em qualquer dependência da escola e ou nas imediações da mesma;
d) Causar danos materiais à escola por motivo de indisciplina;
e) Falsificar assinaturas do responsável pelo aluno, professores e funcionários ou alterar documentos;
f) Fumar nas dependências e imediações da escola;
g) Apresentar caso grave de indisciplina não mencionado acima;

Observações Gerais
Dependendo da gravidade dos fatos, a escola poderá modificar a medida disciplinar aplicada. O caso poderá ser levado à Direção da Escola que, juntamente com o Conselho de Classe, decidirá pela assinatura de termo de compromisso ou sobre a permanência do aluno na escola;
O aluno suspenso em dia de avaliação deverá comparecer à escola somente para realizá-la, no horário correspondente à aula, na sala da coordenação;
Aluno suspenso não terá direito a participar de qualquer atividade escolar no período do afastamento;

Os casos que não constarem neste Código serão resolvidos pela direção da escola.
 Equipe Gestora