Sistema de Avaliação

 

Avaliação, dentro de uma perspectiva construtivista, implica em ação, em movimento... numa possibilidade de construção do indivíduo em auto-instruir-se. 

 

A avaliação deve ser dinâmica e inclusiva, no sentido de considerar as hipóteses dos alunos. As medidas de referência devem são baseadas em critérios, ou seja, julga-se o que há de essencial num processo educacional (análise das possibilidades de respostas dos alunos). A avaliação em seu sentido amplo, analisa o aproveitamento escolar, entretanto para nós, ela é um mecanismo para que possamos repensar os métodos, os procedimentos, as estratégias, buscando solucionar as dificuldades encontradas na aquisição e construção do conhecimento, uma vez que tem caráter investigativo. Assistindo por esse prisma, a avaliação irá nortear nossa conduta em sala de aula. A avaliação, em nossa prática, articula os aspectos sociais; afetivos e cognitivos dos sujeitos epistêmicos e, sendo assim, a avaliação em todas as áreas do conhecimento dar-se-á da seguinte maneira: Levará em conta as diversas manifestações dos alunos durante todo o curso. Será assim, contínua através da observação sistemática e da análise das produções dos alunos e formativa no sentido de representar oportunidades de acompanhamento do desempenho escolar dos alunos, ao mesmo tempo para revisão do próprio processo educativo,considerando as progressões.