Objetivos da Escola

Temos como proposta a construção de valores e atitudes que possam nortear as relações pessoais, visando uma educação que contemple o desenvolvimento cognitivo, afetivo, físico e ético.

Buscamos ainda, para a construção de conhecimentos, uma inter-relação óbvia entre os quatro pilares do novo sistema de Educação: como aprender a fazer, enquanto aprendendo a conhecer; como aprender a ser, enquanto aprendendo a viver em conjunto.Consideramos, por fim, o trabalho em equipe como um dos objetivos do ensino, visto que trabalhando em equipe, mobilizamos um conjunto de saberes para solucionar com eficácia uma série de situações-problemas que possam surgir durante o processo de ensino-aprendizagem. A comunicação como mola propulsora de desenvolvimento em trabalho em equipe, possibilita a capacidade de trabalhar em sintonia com o outro e a construção do conhecimento individual e coletivo.  Dito isso, entenda-se que o processo de ensino, para nós,  valoriza o aprender contínuo e a troca constante entre aluno-aluno e aluno-professor, uma postura de trabalho que considera a cooperação, o respeito mútuo, a tomada de consciência, a persistência, o empenho e a prontidão para superar desafios.Partindo destas premissas, consideramos de nossa plena responsabilidade, atendendo aos PRINCÍPIOS NORTEADORES DO PROJETO PEDAGÓGICO LEI nº 9.394/96, art. 3º :  I. igualdade de condições para acesso e permanência na escola; Ø  Propiciar um ambiente harmonioso, valorizando a construção de vínculos afetivos e o respeito mútuo á individualidade; Ø  garantir um convívio social democrático com ênfase na compreensão e construção das regras, desenvolvendo nos alunos atitudes de respeito, cooperação e solidariedade; II. liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, aarte e o saber;Ø  Criar vivências para que os sujeitos epistêmicos se apropriem dos conteúdos, transformando-os em conhecimentos próprios. E, construindo conhecimentos, terão condições de aprender a aprender. Serão sujeitos de sua própria aprendizagem.  Ø  Planejar, dentro das diversas áreas do conhecimento, situações em que o aluno aprenda a utilizar seus conhecimentos como instrumentos de compreensão da realidade, seja do ponto de vista da utilidade prática, seja na formação de estruturas de pensamento, que permitam a ele expressar e comunicar suas idéias, usufruir das produções culturais, bem como analisar, interpretar e transformar o mundo que o rodeia.Por fim, é de nossa responsabilidade criar um ambiente de aprendizagem onde se planeje todas as ações, considerando os diversos saberes dos alunos. Respeitando as peculiaridades e estimulando a curiosidade e o interesse na busca do conhecimento.